sexta-feira, 11 de junho de 2010

Delírios do Malária





Durante muito tempo fui criticado por outras pessoas por que andava de skate, tipo: coisa de vagabundo! Isso não vai te levar pra lugar nenhum. Porra nenhuma! Fui para os lugares mais fantásticos do planeta: EUA, BARCELONA, MEXICO, LONDRES, RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO, BELÉM DO PARÁ... Viajei dentro das imagens das revistas e dos vídeos de skate.

Skater: Malária, Trick: Fs Rockslide, Local: Lugar Bonito, Foto: Edgar David.
Não imagino minha vida sem esse esporte que, desculpem a frase clichê, mas é meu estilo de vida. Acho que você um dia já deve ter passado por algum tipo de preconceito por que andava de skate ou deve ter sido alvo dos olhares estranhos das pessoas "comuns". Isso quando acontecia comigo me deixava muito triste, eu não merecia ser visto daquela maneira, ninguém deve ser julgado por sua aparência, maneira de se vestir ou de falar. Mais com o passar do tempo acabei me fortalecendo com essas coisas, era diferente dessas pessoas mesmo, não tinha (e não tenho) dentro de mim essas negatividades, esses pré-julgamentos, essas coisas.

Graças ao skate tenho os melhores amigos que alguém pode ter, abri meu horizonte para milhões de coisas interessantes, ouço músicas que talvez sejam estranhas para outras pessoas, mais são como hinos pra mim. Frequentei os lugares mais inusitados da city, com gente de todas as classes, tive uma banda de rock (manguemarabaixosoulmusicfunck!), participei de campeonatos, ponguei em rockadas, viajei ao som de BOB, enchi a cara no MORPHEU, briguei, apanhei e ainda estou aqui! Tudo que se passou na minha vida devo ao skate, minha personalidade é formada pela experiência que tive andando de skate. Eu não seria eu se não fosse o skate!
Skater: Malária, Trick: Fs Fifty, Local: Lugar Bonito, Foto: Edgar David.
Hoje já não posso andar de skate como gostaria, muito por causa da idade (3.5) muito devido aos compromissos de um pai de família e estudante, mas ainda vive dentro de mim o Malária, skatista que quando vê uma calçada nova lisinha pensa logo em qual manobra poderia entrar e sair dela.

Muita gente do tempo em que eu andava de skate direto quando me vê por ai diz "porra doido tú não mudou nada" eu digo que foi o skate que sempre me deixou jovem e em forma (quase!) e é verdade! Esse espírito que toma conta de quem anda de skate rejuvenesce, dá energia e força. Acho do caralho encontrar com a galera das antigas numa session bater um papo contar os planos pro futuro e sacar a molecada que tá andado bem, amigos que se passarem trintas anos serão sempre os mesmos brothers.

Esse estilo de vida que é o skate te lança para vários caminhos, uns bons e outros não! Basta você escolher o certo. Nem todo mundo que anda de skate é sangue bom, vamos falar a verdade! Existem aqueles que usam o skate pra aparecer, ser notado, circular entre os manos só pra fazer merda, não levam a sério o esporte e pior ainda fazem cagadas com skate nos pés ou debaixo do braço, é foda!

Malária, Nice Guy e Kookimoto, Foto: Maksuel.
Use seu skate pra sua diversão, considere seus amigos, trate-os bem, estude, exercite a humildade todos os dias da sua vida, faça sessions à noite, acorde cedo e ande de novo, marque uma tarde com a galera só para assistir um vídeo de skate, doe as peças que você não usa mais para um brother que estiver sem grana, incentive crianças a andar de skate, respeite os mais velhos (old school) as manobras deles são a essência das manobras que você acerta hoje, monte uma banda de rock, reggae, metal, rap ou had core e deixe a música do skate te levar, namore com uma style girl (essas são difíceis de achar e muito fácil de perder). Skate é isso, é música é ritmo é criatividade.

Quando o Kookimoto me falou desse blog achei do caralho! Finalmente minha cidade tem uma skateshop cujo dono é um skatista e agora um blog de quem fez parte da história do skate e conhece como ninguém as faces desse mundo tão diversificado. Isso é muito importante para historia do skate em Macapá, com atitudes com essa se valoriza tanto o talento atual do skate amapaense quando os que um dia deram sua contribuição para melhorar as coisas. Sei que muita gente não concorda com as coisas que digo, mas fazer o que!?

Tenho a capacidade técnica de excluir todo e qualquer pensamento negativo que por ventura seja lançado em minha direção, vivi e vivo a história do skate em minha cidade, a verdadeira historia! E aqui nesse espaço o qual me foi destinado escreverei periodicamente meus pensamentos, lembranças e “otras cocitas mas”!

Muito obrigado!

Texto escrito ao som de  JANES ADDICTION - STOP.

Newsletter






*Circuito Skate Forte do Norte. Estão de parabéns os responsáveis pela iniciativa de um circuito de skate no Pará, realizado pela APAS - Associação Paraense de Skate, ASKATA - Associação de Skate de Tucuruí, AMASK - Associação de Marabaense de Skate, e ASPA - Associação de Skate de Parauapebas.

A 1ª Etapa GUNS SHOES, foi realizada na cidade de Marabá nos dias 03 e 04 de abril. A 2ª etapa CALCE BEM, na cidade de Tucuruí no dias 12 e 13 de Junho de 2010 com as categorias iniciante, feminino, mirim, amador e longboard, downhill slide.

*Gringos na Amazônia. Skatistas do Naipe de Kenny Anderson estiveram em turnê com Vitor Sagaz e Adelmo Jr e a equipe da revista americana Transworld pela Amazônia, em Belém foram recepcionados pelos skaters Augusto Formiga e Gabriel, que apresentaram a cidade das mangueiras a eles. A próxima cidade foi Manaus onde o profissional local Vitor Sagaz mostrou todos os segredos xamãnicos da selva brasileira.

*Circuito Universitário 2010. Rolou no dia 1º de maio a etapa inicial do Cirtcuito Universitário 2010, em São Paulo. O evento contou com a presença de 60 skatistas vindos de 38 faculdades. Os resultados foram 1º Fabio Castilho (São Paulo - SP - UNICASTELO); 2º Michel da Silva Pereira (São Paulo - SP - UNIP) e 3º Diego Fiorese (São Paulo - SP - ESEF).

*Skate Vertical. No último final de semana de maio, em Guará cidade satélite de Brasília, a Confederação Brasileira de Skate - CBSk realizou, durante o Brasília Games, a 1a etapa do Circuito Brasileiro Profisssional de Skate Vertical. O Jovem skatista Dan César, de apenas 19 anos, no seu segundo ano como profissional e local do ABC paulista, foi o grande campeão.

Além da vitória, Dan contribuiu de forma significativa com a história do skate brasileiro ao acertar em uma de suas voltas o flip 540º body varial, segundo relatos manobra executada por poucos e inédita em competições nacionais.

*Dirty Money. O filme retrata uma geração que revolucionou o skateboard e a cultura brasileira, devido a crise gerada pelo plano Collor o mercado do skate faliu, mas uma atitude mudaria tudo o vídeo Dirty Money! Agora foi relançado um documentário sobre aquela geração, tudo patrocinado pela Nike, que até lançou um tênis em homeangem.

*Vans Tour no Brasil. Tony Alva, John Cardiel e Steve Van Doren estiveram no Brasil pra selar a parceria com o novo distribuidor da Vans por aqui, e não pararam um segundo, várias sessions foram registradas, autógrafos e idas a churrascarias regadas com muita feijoada.

*Maloof Money Cup New York. O brasiliense Felipe Gustavo conquista mais um importante título para a sua promissora carreira após vencer a final amadora do MMC/NY.

No profissional, a falta de Luan de Oliveira foi sentida, com isso um a menos para Chris Cole enfrentar, e assim foi e levou pela segunda vez o título de Campeão do MMC/NY, em segundo Paul Rodriguez.

*Livro da Vans. A famosa marca de skate acaba de lançar a sua primeira publicação. Trata-se do livro “Vans: Off The Wall”, escrito por Doug Palladini que conta tudo aquilo que você deveria saber sobre a Vans.

*World Cup Skateboard. Nos últimos dias rolaram duas competições válidas pelo WCS, o Battle for Supremacy II em Sydney Austrália, vencida por Blake Harris, e o Ceará World Cup Skateboarding em Forteleza/CE, vencida pelo brasileiro Luan de Oliveira.




*Fontes (Sites e Blogs):
100% Skatemag, Tribo Skate, Sk8.com, SkateForteNorte.blogspot, Menemsk8.blogspot, Ollie Skatemag, Ciência do Skate, Cbsk, Skate Cultura.

Profissão Jovem



Nome: Marcio Ricardo de Araújo Reis
Vulgo: Kokada
Idade: 28 anos
Tempo de Skate: 13 anos.
Profissão: Empresário (NaBase skateshop), Policial Militar, Músico e mais estudante de Direito, quer mais...!


Quando você acabou o segundo grau já tinha planos para trabalho ou mais estudos?
Sempre fui focado nos estudos, meus planos eram de estudar, apesar de na época não saber que curso seguir, acabei fazendo três semestre de Geografia na Unifap em seguida Técnico em Redes e depois ingressei no curso de Direito.

Já teve outros empregos?
Não, entrei na PM com 20 anos

O que te deu na cabeça para ser PM?
Na época eu fazia cursinho preparatório para vestibular e me inscrevi no concurso da PM para testar meus conhecimentos e acabei passando.

Como é ser PM, já que tu mora no P.Socorro, um bairro culturalmente violento?
Na maior parte da minha vida militar trabalhei na parte administrativa da instituição, então quase não entrei em confusão e muitos moradores daqui nem sabem que sou Policial.

E depois como empresário dono de uma skateshop?
A Na Base Skateshop surgiu da vontade de fazer a cena skate do Amapá evoluir, da necessidade de um lugar que oferecesse bons produtos e claro do grande amor que sinto pelo carrinho. Então com a loja faço o que mais gosto da vida que trabalhar, ler, conversar e fazer o Skate o tempo todo.

Além de PM, Empresário, é Baterista ainda... O Sr. não se aquieta? Fale dos projetos à frente da No Control.
Lançamos um Ep intitulado “Boa Sorte” em janeiro de 2010 vamos participar de uma seletiva para tocar no Festival Quebra Mar e estamos divulgando nosso trabalho em outros estados, até porque hoje a cena Rock and roll do estado não está muito a favor do HARDCORE....haha, o momento agora é Indie e todas as suas possíveis variações.

Do seu ponto de vista, a preparação do adolescente é imprescindível para se ter um lugar na disputa por um emprego?
A preparação é um fator fundamental, o mercado de trabalho cada vez mais exige do profissional.

Como você vê o mercado do skate amapaense?
O mercado do skate amapaense ainda é pequeno assim como em toda a região norte a grande força do skate no Brasil está na região sul e sudeste, porém com a loja estamos aos poucos ganhando espaço e mercado, fortalecendo esporte através de campeonatos e eventos, assim fomentando a cena. A grande dificuldade no estado é a falta de um lugar ADEQUADO para andar de skate como uma pista ou um Skate Plaza.

Um conselho para os jovens que estão atrás de um emprego?
Estudem e se qualifiquem, pois o mercado faz a seleção natural de Darwin só os fortes sobrevivem. Em outras palavras só os melhores se empregarão.

Material Avulso



SKATE É NA RUA!

Dia 16 de maio na Praça da Bandeira, aconteceu o evento Skate é na Rua organizado pela loja Na Base Skateshop dos nossos amigos Ricardo “Kokada” e Poliana, foi um dia especial para o skate amapaense com essa grande confraternização entre atletas e amigos. O formato do campeonato foi de sessões, separadas em duas baterias de meia hora cada, onde os primeiros passavam para a sessão final e dela sairiam os ganhadores.

Bem, a correria para o evento começou cedo pela parte da manhã com a montagem do obstáculo, que era uma savana constituída de dois canhões uma borda de cada lado, um corrimão redondo no meio e degraus, tudo isso em um ângulo bastante lento, pois muitos atletas não tinham experiência naquele tipo de obstáculo. A construção da bagaça se deu pelas mãos do skatista Ely Márcio de Belém/PA, parceiro de longa data dos skatistas amapaenses.
Skater: Walckley, Trick: Heel Flip, Foto: Edgar David.
Depois de tudo feito, foi a vez dos skatistas entrarem em ação, tiveram uma parte da tarde para treinar e se familiarizar com o novo pico, adrenalina e as quedas foram os combustíveis para uma session maravilhosa. Enquanto isso o nosso brother Junior Ramone estava em uma batalha incansável com o equipamento de som. Problema de som resolvido, acabamento do obstáculo feito, tudo OK para o evento.

Locutor, som, juízes, atletas, público, papudinhos todos a postos começa a primeira bateria, com um ótimo aproveitamento do pico desvirginado horas antes. Fiftys, crookeds, rockslides e flips levaram a disputa até o último segundo da bateria. A segunda bateria foi a q teve maior nível técnico com a presença dos atletas de Belém/PA, Leandro “Tatá” e Nenêm, junto com Igor “Gurizão” de Porto Alegre/RS. Blunts, flips indy, feebles, hard flips, esses foram apenas o grosso do caldeirão de manobras feito na Praça da Bandeira. Duas baixas foram registradas o primeiro foi Diego, depois foi a vez Johanes “Have”, mas foram atendidos prontamente pelo 1520 improvisado.

A final foi um show a parte, os skatistas tiraram todas as manobras do bolso e ao decorrer da bateria a estratégia de cada um aparecia, mais uma baixa com a torção do tornozelo do atleta Rodrigo Latino, que ainda continuou, mas a dor foi maior que a vontade de ganhar, com isso foi obrigado a parar, nos últimos minutos a exaustão era visível poucos ainda continuavam na luta pessoal com o pico agora totalmente molestado pelos skates. O resultado foi o seguinte:

- Igor “Gurizão” - RS
- Leandro “Tatá” - PA
- Rodrigo “Chaves” - AP

A festa ficou por conta da banda SPS12, que levou um HC durante o intervalo da contagem dos pontos. Nas palavras do organizador, “Os Campeonatos e eventos relacionados a skate são uma confraternização, uma grande festa do esporte, são importantes para dar visibilidade do skate na mídia e estimular os skatistas a andarem e evoluírem, e assim, consolidar a cena.”.