terça-feira, 1 de fevereiro de 2011



FUNDAÇÃO DA AASKT - ASSOCIAÇÃO AMAPAENSE DE SKATE

Toda modalidade esportiva precisa de um apoio institucional para o skate não é diferente, em todo o Brasil existem associações e federações que servem de apoio ao esporte. Esse tipo de base se reflete em campeonatos, apoios, shows, convênios, patrocínios, parcerias, tudo isso a favor do skateboard. 

No estado do Amapá não é diferente e a necessidade é imediata de estruturar o esporte. Já tivemos uma experiência com a AERA - Associação dos Esportes Radicais do Amapá, presidida pelo Marcelo Vampiro, entidade que foi apoiada pela antiga Assessoria da Juventude do governo de João Capiberibe, ao longo de sua existência a AERA desenvolveu campeonatos, demos e eventos pelo Estado. 

Sua existência foi bastante polêmica, discutível e tumultuada, mas não podemos reclamar de sua herança, as Pistas de Skate! Não posso esconder que todas as pistas tiveram seus projetos mal executados e visivelmente superfaturados, ao todo foram 04 pistas: 

Fazendinha:
Pró - ótima para brincar, piso liso, com obstáculos pequenos e um quarter gigante para drop´s e aerials; Contra - o piso se desfaz em areia, o módulo de obstáculos fica no meio da área que forma um quadrado que acaba de um lado na rua e nos outros lados na lama e mato;

Santana:
Pró - Pista com curvas extremamente rápidas; Contra - Na pressa de mostrar serviço, usaram muitos obstáculos para pouco espaço, a escala usada para as rampas fez com que a pista ficasse em miniatura, a pista alaga, em resumo ótima para quem brinca de Lego;

Novo Horizonte:
Pró - Uma mini-ramp de 2m de altura com curvas perfeitas cooping e escadas de acesso (eu não via problema em atravessar a cidade para andar na mardita),  atrás um módulo de obstáculos com destaque para uma "reta-curva"... rsrsrs... e uma reta; Contra - Por motivos alheios a minha percepção humana, a mini-ramp ficou cheia de buracos que a inutilizaram permanentemente, o módulo fica bem atrás da mini-ramp e com isso o acesso fica restrito a alguns obstáculos dele, o piso como sempre se desfaz em areia;

Santa Inês:
Pró - Foi a última pista a ser idealizada, com uma área razoável a ser utilizada, foi a única a ser projetada por um skatista do Estado, o Anderson Mestre. Suas principais características é um funbox com entradas extensas, uma mini-ramp, duas retas e quarters de diferentes proporções. É skatável até hoje e é tida como um xodó por alguns skatistas; Contra - É carinhosamente chamada de Pista de Vidro (preciso falar mais alguma coisa?);

Em um passado recente chegamos a ASKAP - Associação de Skate do Amapá, do nosso brother Geovani Janjão. A associação está na ativa e se fez presente com alguns campeonatos no ano de 2010, acompanhou a construção da Pista do Novo-Buritizal, fez mudanças que salvaram a parte da pista. Como uma andorinha só não faz verão (ih, filosofei...), trampo, família e afins, foram alguns dos obstáculos que fizeram com que o trabalho do Janjão não obtivesse mais resultados em 2010.

Depois desse breve resumo sobre as instituições que acercam o skate. Vou falar agora sobre o título deste post, a muito estava sendo discutido dentre alguns skatistas, que era necessidade de mais uma entidade para se apoiar o skate no Estado, com a idéia na mente e vários sonhos a serem realizados.

Tive uma sexta-feira "daquelas" falei russo a madrugada toda, acordei tarde com uma ressaca violentíssima, meu celular perdido e sem noção de tempo. Almocei e deitei olhando para a imensidão do céu branco do teto de PVC do meu quarto... rsrsrs... Quando de repente lembrei: caralho tem a porra da reunião lá na Loja puta-que-pariu será que já começou a bagaça!?

Foi quando tocou meu celular assim ele reviveu dos canfudós de dentro do meu armário, era o Ricardo Kokada, me avisando que todos já estavam lá e que ia começar a Assembléia-Geral. Como o Kokada é uma pessoa de personalidade extremamente boa, fez o favor de ceder o seu carro para me pegar em casa (aê valeu brother!). Cheguei e a reunião já havia começado, mas a tempo de ouvir a explanação de idéias de todos.

E foi assim que no dia 22 de janeiro de 2011, as 14h do sábado, um grupo de mais de 20 (vinte) skatistas se reuniram na loja Na Base Skateshop para fundar a AASKT - Associação Amapaense de Skate, nesse dia contamos com a presença ilustre do aventureiro Marcelo Gervásio, que registrou imagens para usar em seu Documentário, e que tinha também o papel de levar até a CBSK - Confederação Brasileira de Skate os nossos objetivos e reclamações sobre o papel da CBSK no skate, em especial na Região Norte.

Depois a galera foi para a pista, mas eu estava demais ressacado e então falei: cara acho que vai chover! E né que choveu mesmo! Fomos para minha casa comer um churrasquinho e assistir videos antigos, Gritos da Rua, Animal Chin, Sacto Street, Campeonato Brasileiro de 89 e por aê foi o final de tarde, regado a vinho e banho de piscina.

Ouvi alguns comentários sobre que a fundação de outra associação viria para substituir a outra existente, e eu digo que NÃO! a AASKT veio a somar com a ASKAP para um objetivo maior que é a FASK - Federação de Amapaense Skate (tem até nome... rsrsrs), esse vem a ser o verdadeiro objetivo, lógico que é a longo prazo, precisamos trabalhar  primeiro a base que vem a ser as associações que vem a compor a Federação, e esperem que vem mais, em breve Santana vai se organizar e ter a sua própria associação. 

Não vou colocar aqui a configuração da diretoria por que não tenho de cabeça todos os nomes, mas prometo postar em alguns dias. Mais notícias sobre os rumos da AASKT em breve aqui no Blog. Flws!

*Fotos: Glaucia Vilhena.


Nome: Edricy França
Vulgo: Cupú (rsrsrs)
Idade: 26 anos
Tempo de Skate: 12 anos
Profissão: Tatuador
Cidade: Macapá/AP