segunda-feira, 20 de junho de 2011

MACAPÁ - GO SKATEBOARDING DAY 2011



No dia 19 (domingo) de junho de 2011, foi comemorado em várias cidades pelo mundo o Go Skataboarding Day. A data oficial é o dia 21 de Junho, mas como o dia cai em uma terça-feira, o dia dos eventos simultâneos foi adiantado para o domingo. Em Macapá foi o primeiro ano de sua realização através da AASKT (associação amapaense de skate).

A iniciativa mundial é da IASC (associação internacional de companhias de skate), o evento é realizado desde 2003. É o dia para fazer do skate a sua principal prioridade, reunindo desde empresários, familiares, simpatizantes e os próprios skatistas. Todos em uma confraternização que tem como o principal objetivo a prática do skate, a conscientização sobre os problemas do esporte, mostrando a todos o que realmente o skate é.

Vamos ao que aconteceu no bendito dia. O evento foi marcado para iniciar as 16h, pois tínhamos receio do sol que iria fazer no dia, e para a surpresa total o domingo foi o dia que mais fez sol no mês. Chegando a Praça do Araxá localizado à beira do Rio Amazonas, colocamos o obstáculo utilizado no campeonato Barão da Borda. Logo a sessão começou, vários skatistas foram brotando de todas as partes. Fotos, matérias e filmagens por todos os lados, curiosos parando para pedir informações e também registrando.

A tarde tava ótima, mas havia uma programação a cumprir. 17h30 era a hora de invadir a Orla do Santa Inês, e assim foi. Acompanhamos o Rio Amazonas em direção a Fortaleza de São José de Macapá, em um street frenético com gritos de incentivo por onde se passava. Chegando a Fortaleza tiramos umas fotos para a posterioridade e paramos para um breve descanso. Afinal foi uma empurrada de 3,5km.

Já eram 18h30, seguimos para o Complexo Beira Rio chegando ao lado do Trapiche Eliézer Levy em frente a estátua de São José de Macapá. Querem mais? Invadimos a rua do complexo que está interditada para carros, colocamos o obstáculo bem no meio da pista e fizemos uma sessão inesquecível, entre crianças e velhinhos que queriam nos ver longe de lá. Mas protestos preconceituosos a parte, foi um final de tarde regado a muita conversa e skateboard.

A noite havia chegado, e era hora do Cine Paraíso um projeto do Coletivo Palafita, e lógico que ia rolar um sessão skateboard. O filme escolhido foi o Vida Sobre Rodas, do diretor Daniel Baccaro. Já eram 20h00, todos exaustos, o cinema foi um encerramento com chave de ouro.