quarta-feira, 30 de junho de 2010

Laricão sangue bom



FEIJOADA ENVENENADA

Ano passado em uma das minhas idas a Belém/PA com a missão de continuar a minha pós-graduação, tive uma experiência culinária macabra. Vamos aos fatos, lá estava eu hospedado no apartamento do meu amigo Rafael Campelo “Louco”.

Ficamos a frente da cozinha, procuramos algo para cozinhar e achamos uma besteira de arroz, um pouco de charque e 1kg de feijão zerado. Perguntei se ele já tinha feito feijão, a resposta foi não! Ele me perguntou e a resposta foi a mesma.

Como somos cabeças pensantes ligamos para a dona Francisca (mãe do Louco), essa que mora em Macapá, ligação a cobrar lógico. Depois de levar uma cagada e de todas as explicações dadas, fomos ao preparo. Deixamos de molho, cozinhamos, temperamos e deixamos na pressão.

Fui tomar um banho e o Louco foi jogar god of war. Estou lá lavando as dobrinhas, quando de repente senti um cheiro de queimado, na hora pensei que fosse o arroz. Gritei para o brother avisando que algo estava queimando. Saí do banheiro sem pressa, ele ainda jogando, e avisei de novo que havia algo queimando, enquanto isso fui trocar de roupa.

Quando fui à cozinha o Louco estava mexendo no feijão e falando que tinha queimado. Pensamos e chegamos a seguinte conclusão: “foda-se, vamos jogar mais água e continuar cozinhando”. Jogamos mais água e deixamos o destino trabalhar. Chegou o resto da galera e então começamos a comer.

Resultado, apesar de ter queimado os bagos de feijão, o caldo ficou com todo o gosto de queimado, e extremamente salgado, pois nos esquecemos de tirar o sal do charque e ainda adicionamos mais temperos prontos, kkkk. Mas como a fome era grande, comemos e ainda repetimos.

O resultado do resultado foi uma caganeira demais escrota, aromatizada com flatulências. Crianças não façam isso em casa, por isso disponibilizei aqui o modo certo de se fazer uma feijoada envenenada!

Ingredientes:
- ½ kg de feijão preto;
- 2 folhas de louro;
- 1 fio de azeite;
- água.                                                              O rei da Feijoada, Rafael o "Louco". Saudades brother!

Demais Ingredientes:
- 250g de carne seca;
- 250g de lombo salgado;
- 250g de costela de porco ;
- 250g de lingüiça portuguesa;
- 250g de lingüiça calabresa;
- 250g de paio;
- 250g de bacon;
- ½ xícara (chá) de azeite;
- 1 cebola;
- 5 dentes de alho;
- pimenta do reino;
- suco de 1 laranja;
- salsinha picada;
- cebolinha picada;
- sal (a gosto).

Modo de Preparo:
- Primeiro abre a bagaça do feijão e cata/limpa bem, uma sugestão é deixá-lo de molho antes, então o cozinhe em água com o louro e um fio de azeite;
- Enquanto isso deixe as carnes de molho para poder dessalgar bacana, depois corte e ferva-as;
- Em uma frigideira, aqueça o azeite, refogue a cebola e o alho;
- Pega o feijão que estiver cozido, coloca o tempero, sal, pimenta, salsinha e a cebolinha. Aproveita e coloca o suco de laranja.

Dicas para o preparo:
- Colocar primeiro as carnes mais duras (carne seca, lombo e costela de porco) para cozinhar. Depois acrescentar as lingüiças e o paio;
- Para deixar o caldo do feijão mais cremoso, pode-se acrescentar pé ou orelha de porco no cozimento, pois a gordura de ambos engrossa o caldo e apura o sabor;
- Além da pimenta do reino, pode-se acrescentar molho de pimenta ao preparo do tempero da feijoada para reforçar mais o sabor.

Acompanhamentos:
- couve em tirinhas refogada com manteiga;
- arroz branco;
- salada de batata/cenoura/maionese;
- banana à milanesa;
- farofa;
- laranja picada.