quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

UTILIDADE PÚBLICA:

SKATEISTAN: TO LIVE AND SKATE IN KABUL


A muito tempo vemos o skate ser praticado em diversos tipos de picos em suas diversas modalidades, não é raro ver o skateboard nos locais mais improváveis, a exemplo disso achei no youtube esse mini-documentário Skateistan: To Live and Skate in Kabul

O Skateistan é uma ONG e Escola de skate em Cabul no Afeganistão, trabalha com crianças e adolescentes em risco, foi fundada pelos skatistas australianos Oliver Percovich e Sharna Nolan, com a ajuda de alguns jovens afegãos em 2007. De lá para cá foram muitas conquistas, patrocínios de marcas relevantes como Zero, Fallen e TSG.

Em 2009, foi construída uma Skate Park Indoor em um terreno cedido pelo Comitê Olímpico do Afeganistão. Mas esse espaço não serve apenas para o skateboard, em 2010 foi inaugurada a Parede de Escalar de 6m x 9m, essa iniciativa dará frutos a primeira equipe de Escalada Esportiva do Afeganistão.

Em resumo é uma ONG que faz uma extraordinária ação social em meio ao caos da guerra desvirtualizada por aquele-país-que-o-nome-não-pode-ser-dito. Educação, cultura e lazer, tiram crianças em situação de risco social, contam com ajuda de voluntários internacionais. Para aqueles que quiserem conhecer melhor o trabalho da ONG aqui vai o site skateistan.org .

Assistam o mini-documentário, vale a pena deixar carregando: