sábado, 2 de abril de 2011


UTILIDADE PÚBLICA:

MENEM TOUR - MACAPÁ/AP


Do dia 24 a 30 de março, a equipe paraense MENEM SKATES esteve em Macapá, com os atletas Augusto Formiga (PRO) e Gabriel Leão (AM), para realizar a 3º etapa da MENEM TOUR, que já passou por Santa Isabel e Castanhal. A ocasião não podia ser a melhor, em meio ao evento da Associação Amapaense de Skate, o Barão da Borda, a marca ofereceu a premiação do Best Trick, e deu apoio no julgamento dos atletas.

Durante o evento houve a captação de imagens para o vídeo da marca, fotos para arquivo e a aquisição de um novo atleta, o Ruan Wakasama, isso mesmo a MENEM SKATES está patrocinando um atleta amapaense. O “Waka” obteve a segunda colocação no campeonato Barão da Borda, realizado dia 26/03 (sábado), e já faz parte da equipe da loja Na Base Sk8shop, junto com Nitai Santana.

Segundo o proprietário da marca Augusto Formiga, “o Ruan tem o estilo de manobras altas, é bem leve, é jovem, e é a cara da MENEM”. Além da aquisição, houve sessão de fotos com skatista local Rodrigo Latino na terça-feira, esse que foi bastante proveitosa, e rendeu vários moments em picos distintos em Macapá. Agora vamos encontrar a marca em Macapá na loja Na Base Sk8shop, que também vai vender a marca de tênis EFA, que chega ao mercado com a qualidade dos tênis gringos, é de propriedade do skatista Márcio Tarobinha (PRO).

Toda essa troca de experiências deu em um acerto para o final de maio, que é o DESAFIO PARÁ X AMAPÁ DE SKATE DA AMAZÔNIA, onde os skatistas se enfrentarão em cinco picos de rua. O evento já estava previsto no calendário da AASKT, como o terceiro, tem como objetivo fortificar o mercado, incentivar os atletas, e intensificar a parceria com o Estado vizinho. Em Macapá será o terceiro evento do gênero, o primeiro foi pela extinta AERA – Associação dos Esportes Radicais do Amapá em 2003, e o segundo pela Na Base Sk8shop em 2008.

Bem apesar de ter uma amizade de longa data com os skatistas paraenses, conversamos muito sobre o futuro do skate na região Norte, a idade que vem chegando “dicunforça”,  o que cada um pode fazer pelo skate, associações/federações, eventos alternativos, profissionalização do mercado. Sobre o processo de reestruturação que o skate está passando, não só no Amapá, mas também no Pará. Onde os investimentos estão começando a aparecer, e skatistas Old School estão voltando a praticar o esporte, e com mais gás ainda.

O que me esclareceu muito e acho que para eles também, foi o papel de cada um no skate do Norte do Brasil, não me vejo mais ganhando campeonatos ou vivendo como atleta PRO, mas me vejo com o importante papel de fomentar o skate no meu Estado, incentivando novos praticantes, realizando eventos, comprando de lojas que investem no esporte, correndo atrás de políticas públicas para o esporte e por aê vai.

Só vou repetir o que eu já escrevi em vários outros posts, “2011 é o ano do skateboard no Amapá”. Agradeço a MENEM SKATEBOARDS, pela visita ao Amapá e espero que essa parceria com a AASKT renda os frutos necessários para o engrandecimento do esporte no Norte do Brasil.

Texto: Kookimoto
Fotos: Agusto Formiga e Gabriel Leão

Atletas pela ordem das fotos:
Ruan Wakasama - Fs Nosegrind e Gabriel Leão - Fs Boardslide
Augusto Formiga - Fakie Tuck Knee
Gabriel Leão - Fs 180 Nosegrind
Rodrigo Latino - Flip