sábado, 26 de maio de 2012

SAÚDE


Nome:Thiago Zanoni Neves "Pino"
Cidade: Guarulhos/Sp
Profissão: Fisioterapeuta
Blog: Skate Saúde
Atualmente desenvolve projetos de estudo para recuperação e prevenção de lesões em skatistas de diferentes modalidades.

MANGUITO ROTADOR E O SKATE

As lesões em membros superiores a cada dia que passa vem ganhando mais espaço na carreira dos skatistas. Fortes traumas diretos e seguidas quedas de própria altura acabam gerando diferentes tipos de lesões  que acabam trazendo grande preocupação.

Uma das mais comuns e que trás sérios problemas é a lesão do manguito rotador. O manguito rotador é um grupo de músculos formado pelos músculos Supraespinhoso, Infraespinhoso, Redondo menor e Subescapular. Esses músculos cobrem a parte anterior, a superior e a posterior da cabeça do osso do braço (Úmero). A função deles é fazer a rotação do braço e manter o osso do braço bem conectado à escápula. A lesão é uma distensão ou ruptura dos tendões desses músculos. No caso do skate a lesão ocorre por algum trauma, como amparar uma queda com o braço ou cair sobre o braço, mas em casos gerais geralmente ela está associada a degeneração ligada à idade ou a falta de irrigação sanguínea nesses músculos.

Os sintomas mais comuns são dores na região do ombro que as vezes pode irradiar para o braço, fraqueza e perda do movimento do braço, especialmente em movimentos acima da linha da cabeça. O diagnóstico médico é baseado no exame clínico e confirmado através de exames de imagem como a ressonância magnética. O tratamento depende da gravidade da ruptura e da extensão da lesão, e vai desde repouso e imobilização, passando por medicação e fisioterapia até o procedimento cirúrgico. A recuperação total depende da gravidade da lesão e do tipo de tratamento. LEIA MAIS...

TALENTOS


Nome: Hugo Da Silva Sacramento
Apelido: Sujinho
Idade: 15 anos
Tempo de Skate: 3 anos e meio
Base: Regular
Cidade: Santana/AP


1 - Eae sujinho, explica como foi o começo no skate?
Comecei a andar por influencia do meu irmão, no começo eu não tinha skate, andava no do meu irmão quando ele cansava de andar (hehe), e no de quem me emprestasse pra poder andar. Um tempo depois consegui montar um skate só com peças usadas e mais um tempo depois ganhei um skate novo, andávamos nessa época eu meu irmão, e um amigo dele e com alguns da antiga aqui em Santana. Tempo depois a galera foi parando de andar, daí fiquei basicamente andando muitas das vezes sozinho, com o skate do meu irmão pois lá estava eu sem skate de novo. Apesar de morar em Santana sempre andei com peças boas, só com apoio do “IrmãoTrocinio”(patrocínio e apoio do meu irmão, hehe). Santana não tem praças ou um lugar adequado pra andar de skate, por isso temos que andar no que tem.

2 - Morando em Santana, você teve uma escola muito boa na rua. Você consegue ter a mesma base em obstáculos de pistas?
Não ando muito bem em pista, mas por ter andado grande parte do tempo na rua quando chego em uma pista pego o jeito rápido. Na real não curto muito pista, mas ando de vez em quando na que tem em Macapá por ter obstáculos diferentes. Curto mesmo andar na rua, onde sempre tem um pico diferente e legal de se andar, basta procurar. (hehe)

3 - A sua geração vem com uma carga de "privilégios" muito forte, no caso, pistas, peças, eventos. Você têm uma visão futura sua dentro do skate?
Minha visão futura é viver de skate, poder viajar só pra andar de skate, tirar fotos e curtir por ae, conhecer outros países, e os campeonatos serão preciosos pra mostrar meu skate e meu potencial, principalmente aqui no norte onde o skate não é tão apoiado, para ai sim poder ir andar lá pro sul e centro-oeste onde acontece realmente a cena do skateboard nacional , onde os campeonatos com os skatista mais conhecidos nacionalmente acontecem, e com boa premiação e onde rola a mídia como vídeo e foto e revistas.

4 - Tem as manobras preferidas, as que estão na base e as que impossíveis. Tu tens uma rotina de treino, ou deixa as manobras virem naturalmente como mensagens do além?
Manobras preferidas, tenho o nollie 360 flip, fs 50-50 to fs big spin e o switch fs 360. Essas são as principais e sempre na base. Rotina de  skate eu tinha até ficar em umas matérias(haha), e um vídeo do Jamie tancowny antes da session pra inspirar. Curto andar com o gustavinho, jr baratero, Andrio entre outros, curtia andar também com o nitai, wakazama e o Vitor dias que tão meio parado.

5 - Como é ser o Barão da Borda na categoria Iniciante?
É uma sensação muito boa ter ganho o barão da borda :D e pretendo defender esse titulo enquanto não passar pra amador, apesar de não ter achado que andei tão bem quanto posso, fiquei feliz com as manobras que acertei e quando acertei o Bs Smith como ultima manobra nas eliminatórias. Meu objetivo principal era participar e me divertir e consegui isso, ganhar foi apenas conseqüência do treino e da evolução do meu skate.

6 - Para terminar deixe um recado aos #sujinhos Crew.
Queria agradecer a AASKT e a NA BASE skateshop pelo evento, apesar de faltar um pouco mais na organização, o evento foi bom de mais, galera se divertindo e andando de skateboard. Agradecer também a todos que me apóiam, meu irmão que continua me “patrocinando” e acreditando em meu potencial. E se alguém mais quiser me apoiar tbm será bem vindo :D parabenizar a todos que correram no evento e aos que prestigiaram, também ao gustavinho e Ivandro da #sujinhos crew que correram tbm(hehe). E também ao Blog Skate Extremo norte que dá essa força ao skate amapaense. Abraços a todos, Skate or “Diiiie” (hahaha)  SUJINHOS CREW !!!!