quarta-feira, 30 de março de 2011



“ÉGUA, FAZ UM TEMPÃO QUE EU NÃO SENTIA ESSA SENSAÇÃO GOSTOSA”, essa frase foi dita por um brother nosso, que deu um tapa-na-macaca depois de anos sem usufruir de um determinado psicotrópico. Justamente essa é a frase que resume o que aconteceu no dia 26 de março (sábado), às 15h, na Praça do Barão. Mas o que aconteceu? Simplesmente o evento mais organizado, e o que deu mais trabalho para os juízes. Foi o BARÃO DA BORDA.

A semana foi de muita correria e desencontros, mas a teimosia era demais para ser afogada em meio aos contratempos. Bem, com o patrocínio da Na Base Sk8shop, apoios das empresas Amapuera Compensados e Tabacaria Mentalize, e parcerias governamentais SEJUV - Secretaria Extraordinária da Juventude e SECULT - Secretaria Estadual de Cultura, era esperar para ver o que ia acontecer. 

Em meio ao caos de nossas mentes, veio uma notícia extremamente ótima, a distribuidora SUPA havia enviado um mix de seus produtos, CRAIL, 5BORO NYC e AGACÊ. Nem preciso dizer quer superou as nossas expectativas, pois, nunca em um evento amapaense houve sequer um “fio-de-cabelo” de apoio de marcas nacionais.

Outra notícia foi a confirmação da equipe MENEM SKATEBOARDS, de Belém/PA, com os atletas Augusto Formiga (PRO) e Gabriel Gnomo (AM). Seus objetivos eram específicos, movimentar o mercado com a vinda da marca para o Estado, peneirar entre os skatistas amapaenses aquele que melhor representa o conceito da marca, capturar imagens para o video da marca, tirar fotos para futuras matérias e divulgar a marca de tênis EFA. Esse rolê deles valeu como passagem da MENEM TOUR, já que seria inviável trazer os seus sete atletas.


O obstáculo era um show a parte, um combo de dois degraus, um com 60cm de altura que caia em uma descida de 45cm, e outra mais baixa com 30cm de altura em linha reta. Esse pequeno monstro foi pensado pela cabeça do skatista-arquiteto Antônio Fernandes e um tal de Kookimoto, a sua construção foi feita a várias mãos que eram, Zé Ribeiro, Danilo Maldonado, Ricardo Kokada, Daniel Larusso e o Cacique Raoní.

O sábado amanheceu nublado, péssima notícia, pois o local escolhido era aberto (nós estávamos cientes dos riscos quando escolhemos o local), mas por outro lado era melhor que chovesse logo de manhã, por que pela tarde estaria um sol brilhoso. É nada! O sol chegou por alguns minutos e logo deu lugar a um TORÓ de chuva. Depois do meio dia o tempo continuou nublado, na verdade estava como diria nosso amigo Beah “UMA TARDE LONDRINA”!

Som, grades de proteção e tendas, tudo montado a tempo. O evento estava marcado para as 15h, e assim foi cumprida a profecia. Exatamente no horário já estava acontecendo o reconhecimento do obstáculo, a empolgação dos skatistas era visível. Nesse período foi possível observar quem iria vencer o nosso monstrinho. Diz a lenda que vários atletas estavam treinando escondido, pois não queriam mostrar as manobras novas.

Às 16h começava a primeira bateria, essa foi composta por cinco atletas (Rodrigo Chaves, Krust, Nitai, Diego Minas, Roan). A sessão começou nervosa com o público vibrando a cada manobra. Crookeds, Nosegrinds e Combos, foram a marca dessa sessão. A Praça do Barão estava cada vez mais lotada, especula-se em torno de 1.000 (mil) pessoas dentre espectadores e transeuntes.

A tarde londrina foi se intensificando até fechar o tempo de vez, e o inevitável aconteceu, a chuva caiu, e caiu, e caiu... A estrutura de tendas suportou apenas uma parte do público, a outra se acomodou por onde dava. Mas isso não acabou com os ânimos dos skateboarders, ainda rolou uma sessão na chuva por parte de alguns empolgados. A chuva durou cerca de 30min, conseguimos secar a quadra a base de rodos e skates.

A segunda bateria começou as 17h, agora com seis atletas (Karl, Arthur, Rodrigo Latino, Mutante, Rafael Peixão, Igor Gurizão), eles ficaram com a dura missão de acabar de secar a quadra ainda úmida. O nível foi altíssimo e deu um trabalho imenso aos juízes. 


A terceira bateria (Gabriel, Cleidson, Ruan Wakasama, Negão, Rian Nofx, Dandio), começou com nova ameaça de chuva, em meio a chuviscos. Em determinada hora ela se intensificou, a sessão foi cancelada, foi então que São Pedro disse “PEGADINHA DO MALAAANDRO”, rsrsrsrsrs... Imediatamente a bateria recomeçou e se manteve tranquila.

O público já estava totalmente vibrado com tantas manobras de qualidade, sem dúvida essa é uma extraordinária safra de skatistas amapaenses. Quando veio a quarta bateria a quadra já estava seca (Codorna, Sérgio, Haven, Hugo, Jebson, Galo), mas mesmo em ótimas condições o rendimento não foi o esperado por todos.

A bateria final foi realizada com cinco atletas (Igor Gurizão, Rodrigo Latino, Rodrigo Chaves, Ruan Wakasama, Mutante). Sem dúvida uma final de guerra, poucos erros, e os acertos foram nas bases. Noseblunt, Over Crooked, Hardflip Bs Fift, Nollie Fs Noseslide, Bs Smithgrind, esses foram os destaques dessa guerrilha no caixote!

A marca paraense MENEM ofereceu a premiação para a Best Trick, o sistema de julgamento era que as manobras da bateria final seriam votadas pelos juízes. A manobra escolhida foi um Koston Crooked, executada pelo Igor Gurizão, correndo de baixo para cima, na borda mais alta do obstáculo.

A premiação ocorreu em clima de festa, com muita empolgação por todas as partes envolvidas no evento. Muita emoção e flashes em cima dos Barões da Borda, sem dúvida esse evento foi um marco para a relação entre entidade/empresários/poder público. Os troféus foram confeccionados por um skatista local (vou lembrar o nome).  

Resultado
1º - Rodrigo Latino
2º - Ruan Wakasama
3º - Rodrigo Chaves
4º - Mutante
5º - Igor Gurizão

Best Trick
Atleta: Igor Gurizão
Manobra: Bs Koston Crooked


Texto: Kookimoto
Fotos: Augusto Formiga

0 sementes: