História do Skate:

Skater: Jay Adams, Trick: Carving

Ainda não se sabe exatamente quando apareceu o skate, mas podemos dizer que foi no princípio dos anos 60 na Califórnia. Era em uma época aonde reinava o surf, praia e a curtição total sobre uma prancha. Mas eles queriam fazer das pranchas um divertimento também nas ruas, numa época de marés baixas e seca na região. Inicialmente, o novo esporte foi chamado de sidewalk surf.

Os skates eram muito primitivos, não possuiam nose nem tail, era apenas uma tábua e quatro rodinhas. O crescimento do esporte se deu de uma maneira tão grande, que muitos dos jovens da época adotaram ao esporte chamado skate, surgiam então os primeiros skatistas da época. Era uma época onde o freestyle dominava, os skatistas usavam e abusavam deste tipo de manobra.
Skater: Stacy Peralta
No ano de 1965 se comercializavam os primeiros skates fabricados industrialmente e começaram as primeiras competições. Esporte então, teve seu auge em meados dos anos 70, aconteceu um fato que chocou a maior parte de todos os skatistas, a revista Skateboarder que era uma das mais importantes sobre o assunto, anunciou a sua mudança de planos, agora cobrindo competições de biker´s. Foi quando se deu a morte do skate, muitas pistas fecharam, e muitos abandonaram o esporte, apenas ficaram os que realmente gostavam do carrinho.

Houve então que esses skatistas que perderam suas pistas, suas revistas, e tudo que era a respeito sobre eles, se lançaram a andar na rua, usando tudo que achavam no cotidiano como obstáculos, dai se deu o street skate. Em meados dos anos 70, houve o racionamento de água nos EUA, as pessoas esvaziavam suas piscinas, foi ai que os skatistas perceberam que essas piscinas vazias, poderiam ser ótimos obstáculos, então se deu o skate vertical.
Skater: Tony Alva
Nos 80´s o skate volta ao seu auge, com a inovação dos skates, e a utilização das pistas em U os half´-pipes, o skate retorna as suas origens de muitos adeptos, e com o aparecimento de vários nomes do skateboard mundial: Steve Caballero, Tony Alva, Tom Sims, entre outros contribuiram e muito para o progresso do skate. Foi aí que surgiu um garoto que com apenas 12 anos, mandava flips muito altos na rampa, uma garoto magro e com um estilo muito técnico e mesmo com pouca idade já deixava todos de queixo caído, seu nome? Tony Hawk.

Na década de 1980, um dos revolucionários do skate street e freestyle foi Rodney Mullen. Ele desenvolveu várias manobras como ollie, flip, heelflip, hardflip, kickflip, casper, darkside, rockslide, etc. Grande parte das manobras existentes atualmente são derivadas destas manobras. Mullen foi diversas vezes campeão mundial, chegando a ser considerado o melhor skater do mundo. Pouco tempo depois foi proibido de participar de campeonatos, pois ganhava todos com as manobras inventadas por si próprio.