sexta-feira, 18 de junho de 2010

Skater Profissional



Nome: Augusto Melo
Vulgo: Formiga
Idade: 34 anos
Tempo de Skate: 18 anos
Cidade: Belém/PA


Skater: Formiga, Trick: Ollie Foot.

Conte-nos sobre o seu começo no skate e como era a cena em Belém?
Bom o meu skate começou em Ananindeua, um município colado com Belém, éramos um grupo de quatro amigos eu Zé Caco Ary, e o Yve mais conhecido como Ciclope, rsrsrsr, foi tudo muito por acaso, o Yve tinha o skate dele o Ari também o Zé Caco, o meu eu achei em uma feira perto de casa, levei pra casa arrumei e comecei a andar na rua de casa com eles na chuva, a vida foi tomando outros caminhos, eu e o Zé Caco íamos para o nordeste correr campeonatos o Ary não era muito de viajar pra esses eventos nem o Yve.

Skater: Formiga, Trick: Blunt to Fakie.
Do primeiro patrocínio ao primeiro campeonato com profissional, o caminho foi longo?
Quando eu me vi já estava viajando só sem meus amigos de infância, ai eu falei não da mas pra parar mesmo, continuei andando de skate e viajando pra uns eventos no nordeste, em uma dessas viagens o dono da loja Urbano Beach, Nelson Junior fez uma proposta que realmente eu estava precisando naquela hora, (você quer ter um patrocínio da minha empresa?) e foi muito bom, pois ele me deu condições financeiras pra mim viajar pra São Paulo e correr atrás do meu sonho, na verdade o Nelson abriu as portas em todos sentidos pra mim para o que eu sou hoje no esporte.

Depois de muito tempo como amador fui pra Brasília em 97 onde teve uma etapa do Campeonato Brasileiro Profissional de Skate, onde eu fui convidado a participar de uma seletiva para passar para categoria Profissional, no caso fui eu Alex Carolino e o Danilo Dandi, foi legal nós fomos aprovados pela comissão profissional da CBSK, e esse foi o primeiro campeonato como profissional, e dai pra frente foi só alegria, passei um bom tempo em São Paulo na casa de grandes amigos o primeiro a me receber em São Paulo foi o Cézar Gyrão da revista Tribo Skate, nossa devo muito a ele, me deu toda direção em Sampa.

Depois voltei pra Belém e fui gerenciar uma loja no shopping que era do Nelson a Urbano Beach, trabalhei com ele dois anos e fizemos o grandioso Circuito Urbano Beach de Skate dentro do shopping, consegui trazer grandes nomes do skate brasileiro pra Belém, Chorão, Lúcio Mosquito, Masterson Magrão, Márcio Tarobinha, esse evento nos fizemos durante dois anos, e sinceramente ainda hoje pessoas me parabenizam por esse grande evento em Belém.
A lenda dos 80´s Christian Hosoi e Augusto Formiga.
Você é empresário e representante de marcas, responda rápido, dá para sobreviver do skate no Norte do Brasil, seja como empresário ou como atleta profissional?
Eu sempre corri atrás do que eu quis e não esperava pelos outros não, em Belém não tem condições de viver de skate como atleta profissional mesmo, tem que ir para os grandes centros onde o skate e mais forte, é como o futebol, você cria base e depois tem que sair daqui se quiser realmente realizar sonhos, agora como empresário eu acho que o mercado esta aquecido sim, acredito que o que falta é sim um bom investimento e estudo para capacitação nesse ramo.

Eu sou empresário tenho uma marca de skate a Menem Skateboard, já tive loja ela permaneceu no mercado durante cinco anos, foi uma loja de refêrencia em Belém por ser de um skater profissional, e por saber das dificuldades do esporte, hoje eu to voltando com a marca e acredito que com estudo e determinação da minha parte e da minha equipe de trabalho, a Menem logo estará entre uma das melhores do Brasil.

Em 99 vieram uns skatistas de Belém para perturbar aqui em Macapá, como foi essa experiência?
Em 99, fomos Eu, Menandro e o Batman para Macapá a convite de uma galera lá, o Ronaldo dentre outros, foi uma experiência muito boa em Macapá curtíamos muito e o skate lá já era bem desenvolvido, quem ia mais pra Macapá direto era eu e o Joelcio Batman, foi uma época muito boa.
Skater: Formiga, Trick: Fakie Tucknee
Você foi um dos organizadores do skate paraense, fale sobre a associação, federação e os apoios governamentais?
Nesse tempo em Belém estava tendo grandes modificações no cenário, associações e federações, eu participei das principais delas aqui em Belém a APAS - Associação Paraense de Skate liderada pelo Eduardo Dudu e o Mario Hesket da Federação Paraense de Skate, eu gosto muito do trabalho do Eduardo acredito que tudo que ele faz e fez é por que ele gosta do skate, por isso que eu como o único atleta profissional confederado do estado do Pará, apoio as atividades da APAS.

Agora Federação que ainda ta longe de ser uma entidade voltada para o esporte em nosso Estado por não fazer nada em prol dos skatista, que pena fico triste, pois eu fui quem abriu as portas do skate paraense para o mundo, e quando agente pensa que tem gente aqui capacitada para dar continuidade a esse trabalho, então vai tudo em vão, mas um dia a casa cai, e o skate paraense vai poder ser falado nos quatro cantos do mundo.

Como se deu a ida para a Califórnia?
Bom eu fui pra Califórnia a um convite do meu grande amigo Lúcio Mosquito, nessa época eu tinha acabado de ser assaltado na minha loja, eu estava mesmo em pânico e o Lúcio Mosquito me fez um convite se eu não queria ir lá visitá-lo, e da um tempo pra esfriar a cabeça, não pensei duas vezes, fui a Brasília consegui o meu visto e viajei pra Califórnia chegando lá fiz grandes amigos, não cabe aqui se eu falar um de cada vez, passei três anos lá e a minha noiva estava na Itália, nos resolvemos nos casar voltei para o Brasil casei, to terminando a minha faculdade.
?, Fabrizio Santos, Augusto Formiga, ? e Adelmo Jr.
Cara você tava no lugar onde tudo começou, tu conheceu os picos lendários? E os caras das antigas?
Sim, os diques da Califórnia as piscinas legendárias em Santa Ana, e os seus canais. Conheci vários, fora o contato com os brasileiros que moram por lá, Christian Hosoi, Salman Agah, Kenny Anderson, Bob Burnquist, Danilo Rosário, Adelmo Juninho, Wolney dos Santos e Fabrizio Santos, foram alguns skaters que conheci por lá.

Por que você voltou e o que fazes da vida agora?
Ai todo mundo faz essa pergunta caramba por que você voltou? Voltei para terminar minha faculdade e casar no Brasil, e se deus quiser pretendo voltar pra lá e fazer a minha pós-graduação em marketing/propaganda, eu tenho muito amigos lá sinto muito a falta deles, tenho aqui também grandes amigos, só que lá e onde eu quero ficar e morar daqui um tempo.

Agora eu estou terminando a minha faculdade tenho umas representações aqui no Brasil, a prioridade agora e minha faculdade me formo final do ano agora desse ano de 2010.

Pretende voltar aqui por Macapá? Deixe um recado para a galera!
Quero muito voltar em Macapá acredito que lá deixei grandes amigos também, em especial o kookimoto, e o Holly, rrsrsrs, e só tenho a agradecer ao papai do céu por ter me dado essa humildade pra chegar onde eu cheguei, e dizer estou disposto a ajudar o skate não importa onde seja sou o missionário do skate onde eu puder ajudar eu ajudo , com eventos, palestras, apresentações, só quero que quem esteja a frente disso seja serio e comprometido realmente com a juventude e o skate, e não essas pessoas que tratam o skate como política, isso eu abomino.

Obrigado pelo espaço, e logo quero estar ai em Macapá pra dar um abraço nos meus amigos.